quinta-feira, 16 de junho de 2011

PASTOR: HERÓI OU VILÃO?


Depois de um período sem postar nada,eu achei pertinente escrever sobre a figura do pastor,pois dia 10 de junho foi o DIA DO PASTOR,é isso mesmo,DIA DO PASTOR,tem dia do amigo,do padeiro,do professor e até dia da sogra,por que não do pastor.                                                                                                                                                                                                         
Dentre todas as funções exercidas na sociedade, a figura do Pastor é, sem sombra de dúvidas a mais ambígua. Não é fácil definir um Pastor, definir digo, não em termos bíblicos, mas definir a partir de nossas emoções, de nossos afetos, de nossas vivências. Isso porque os pastores carregam sobre si  projeções as  mais variadas e confusas do coração humano. Ora ele é um pai, ora uma mãe, um homem de Deus ou representante do mal na terra; por vezes visto como santo; por vezes interpretado como um profano; alguém muito amado, alguém muito odiado; ódio as vezes com “razões de ser” ou ódio por transferência, pelo simples fato de, naquele momento, termos deslocado para ele inconscientemente, o pai que nos  abandonou, a namorada que nos deixou, o marido que nos traiu, o político que nos roubou e por aí vai… É,ser Pastor é complicado!
ALGUÉM, sim, ALGUÉM um dia nos disse que o Pastor era um homem sem defeitos, sem pecados, sem crises familiares, sem desejos sexuais, sem tentações carnais, sem vontade de sumir na poeira, sem sentimentos tais como raiva, ódio, mágoas e frustrações. ALGUÉM nos disse isso! Ainda estou à procura desse ALGUÉM. Isso porque não há coisa melhor do que poder olhar para um Pastor e ver nele um HOMEM de Deus e não um DEUS dos Homens. Poder sentar com ele e compartilhar sobre  futebol, filosofia, amores e coisas do gênero que não necessariamente estejam na BÍBLIA, só pra deixar a conversa mais “espiritual”. 
O Pastor é apenas alguém que carrega a insustentável leveza de ser. Alguém que confiou no seu chamado e seguiu adiante sem se preocupar em acertar sempre. Alguém que antes de ser conhecido pelos homens, é conhecido por seu Deus. Alguém que sofre crises, mas entende que nem mesmo as crises o afasta de sua vocação.  Alguém que, antes de ouvir do diabo a frase: “Desista de tudo”,  ele mesmo já falou isso muitas vezes pra si mesmo, então o diabo chega tarde demais nestas questões! Alguém que será sempre amado e odiado, sendo pobre ou rico, nunca agradará a todos, casado, sempre levará o fardo das falências familiares da multidão.
 Alguém que, simplesmente porque soube que o ” Verbo se fez carne(virou gente) ” arrisca a mostrar-se como gente o tempo todo, mesmo correndo o risco de ser mal interpretado. Alguém que diante das caras feias, que muitas vezes não concordam com suas convicções, ainda assim não as muda só para agradar a turma, e quando o faz, o faz por reflexão e maturidade que o leva a  reconhecer seus próprios equívocos.
O Pastor não é herói nem vilão, para  surpresa de muitos!  É  apenas um HOMEM, um HOMEM de Deus! Falo como ovelha para tornar-me isento e não ser suspeito em abordar o tema.
Feliz dia do Pastor a todos os pastores!                                                                                                                                                           Um abraço especial aos pastores Júlio e Adriana da SARA NOSSA TERRA de Guaiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,deixe um comentário,se não gostou deixe sua opinião,um abraço!