terça-feira, 20 de março de 2012

SOMOS SUPER-HERÓIS?



“Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. (João 21:18).”
Nossos heróis bíblicos do Novo Testamento tiveram também seus erros, seus momentos de humanos de egoísmo, seus desejos de poder, e mais que tudo, estavam ao lado de Jesus os dias inteiros. Pergunto-te: não podemos nós também errar? Se não podemos, voltemos à lei mosaica e a vingança de sangue. Sigamos mostrando-os:
João e Tiago (irmãos): em uma de suas descidas de para Jerusalém, Jesus necessitou dormir em uma aldeia de Samaritanos (eles não se davam bem com os judeus puros, pois eram misturados e por isto rejeitados). Não recebendo Jesus e seus discípulos para dormirem, em um ato impensado, os dois irmãos, Tiago e João pedem a Jesus para vingar atirando fogo do céu sobre aquele povo. Veja bem: eles não importaram se ali havia crianças e pessoas inocentes. Jesus os repreende severamente dizendo: “Não sabeis de Espírito sois, não vim para matar alguém, mas para lhes dá vida (Luc. 9:51-56). A impulsividade nos atrapalha e pode nos levar a desonrar nossa fé. Estes homens estavam movidos por uma briga de região, por amarguras desde a restauração de Neemias, onde os povos samaritanos tentaram impedir a reconstrução de Jerusalém. Tiago é um dos primeiros mártires do cristianismo, morre transformado por Deus como um herói da fé. João, que outrora violento, torna-se o apóstolo do amor, é o maior pregador do amor de Deus, da Graça e do perdão pelo sangue. João é um exemplo de transformação, tolerância e bondade de Deus.
Pedro: maior exemplo de como um homem é transformado. Sempre brigão; orgulhoso, tomava a frente aos outros em quase todos os assuntos; ele exercia uma liderança nata entre os doze discípulos. Impetuoso por natureza, no dia da prisão de Jesus corta a orelha de servo dos sacerdotes, faz perguntas a Jesus colocando-se como conselheiro de Deus e recebe uma repreensão de Jesus: “Arreda-te de mim satanás!” Este homem, que o chamaríamos, na linguagem do “evangeliguês” de carnal, foi o líder que Deus usou para abrir as portas espirituais da Igreja na terra. Na casa de Cornélio (At. 10) ele abre o evangelho aos gentios, ao qual, o Ap. Paulo vem usufruir em toda sua carreira. Mas o pior de Pedro estava por vir: negou por três vezes a Jesus. No dia da dor de Jesus, no pátio da guarda (Joa 18:17;25-26) ele simplesmente, age como um covarde em meio à dor de Seu mestre. O nosso Senhor, sabedor das dificuldades do caráter de Pedro, depois de ressuscitar, vai até a praia, onde eles pescavam e tem uma conversa particular com Pedro para que nunca mais se lembrasse deste episódio e sentisse perdoado. Para cada negação, Jesus pergunta a Pedro: “Tu me amas!” (três vezes). Este homem falho cai aos pés de Rei, da Graça maravilhosa de Quem vê nosso potencial e não somente nossos erros e torna-se nosso herói da fé. Um traidor torna-se um dos principais heróis da fé na Bíblia. O interessante é que como Deus fez com Jó, Jesus faz com Pedro, nem toca no ato falho dele, apenas o perdoa e manda-lhe continuar (Joa 21:18-19).
Paulo: como Davi, Paulo talvez, como ele mesmo se intitulava, foi o maior pecador perdoado de todos, pois matou e perseguiu a igreja (At. 7: 54-58; At. 9:1-2). O primeiro mártir do cristianismo foi morto às ordens de Saulo de Tarso (Paulo). Pensa na ira de Saulo ao apredejar Estevão. Perseguiu e matou muitos na igreja, mas parodoxalmente, como que querendo nos mostrar, Deus mostra mais vez sua Graça ao transformar o carrasco dos cristãos em o maior pregador do evangelho de todos os tempos. Paulo sai dos quadros usuais de pregação na palestina e leva o cristianismo aos gregos e romanos. Logo aquele que era discípulo das escolas judaicas tradicionais, entende que Deus, com sua Graça, quer salvar a todos. Para terminar nossa saga pelos defeitos e transformações de nossos heróis, citaremos o próprio Paulo, falando disto aos filipenses 3:12-14:
“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
Nossos heróis pecaram em suas jornadas, mas continuaram na estrada, fizeram de erros, pontes para continuarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,deixe um comentário,se não gostou deixe sua opinião,um abraço!