segunda-feira, 20 de junho de 2011

A MENTE E O FENÔMENO DO TEMPO





Já teve a sensação de que o tempo está passando muito rápido? Já conversou com alguém sobre isso? Já tomou sustos ao relembrar fatos históricos e constatar que os mesmos se deram numa época muito mais remota que aquela que até então você pensava ter acontecido?
Pois bem, acredito que todos nós temos percebido essa sensação de aceleração do tempo. É como se o tempo partisse em algum lugar do passado em marcha lenta e nestes últimos dias tivesse correndo a passos largos. Mas o dia continua tendo vinte e quatro horas, o minuto continua tendo sessenta segundos, os anos continuam com o mesmo número de dias. O que está acontecendo afinal? Eu não quero aqui fechar questão sobre isso, mas acredito piamente que o fenômeno da “aceleração” do tempo está ocorrendo dentro de nossas mentes. Sim porque o tempo é um fenômeno da mente consciente.
Só quando estamos conscientes é que nos damos conta disso que chamamos de tempo. O Cronos foi criado pela mente humana. Prova disso é que se a gente dormir, automaticamente saímos do campo da consciência e entramos no campo da inconsciência, aí perde-se a noção de tempo, para recobrá-la logo que acordamos. Já acordou assustado numa tarde de Domingo ou outro dia qualquer, pensando que era de manhã? Isso é mais uma prova de que o tempo é um fenômeno subjetivo mental.
O que vem ocorrendo com humanidade nesses últimos dias é aquilo que os especialistas chamam de “SPA- Síndrome do pensamento acelerado”, tal síndrome desencadeia também a noção distorcida do tempo. Achamos que os dias estão mais curtos, que as horas estão mais curtas e que os eventos de dez, quinze anos atrás ocorreram “ontem”. Diante dessa análise simples, penso que, em dados momentos faz-se necessário aquietar a mente e saber que ELE é Deus. Uma mente aquietada é uma mente confiante o suficiente para crer que Nele, em Cristo, tudo tem seu tempo certo. Pois Ele é único que tem poder para abreviar os dias.
Que possamos nesses dias meditar sobre isso, e pedir ao Senhor que nos ajude pela sua Graça a controlar a mente, submetendo-a à meditação na Palavra, pois essa, que me perdoe os budistas, é a única meditação proveitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,deixe um comentário,se não gostou deixe sua opinião,um abraço!