terça-feira, 21 de junho de 2011

CONFIAR EM ALGUÉM ME FAZ MALDITO?




Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
Jr 17. 5

Este versículo é bastante utilizado no meio cristão.
Várias vezes ouvi dizerem: "Não confie em fulano, pois maldito é o homem que confia no homem".
É razoável esta interpretação?
Sabemos que Deus criou o homem para viver em sociedade e que as relações humanas são pautadas em confiança. Não há como o homem viver sobre a face da terra sem confiar em seus semelhantes.
Sabemos que existem homens que roubam, enganam, furtam, defraudam, etc. No entanto, toda e qualquer relação que se estabelece é com base na confiança mútua.
Um bom casamento tem as suas bases na confiança. Este é um exemplo clássico.
Existem inúmeros tipos de relações: Marido e esposa, pai e filho, empregado e empregador, estado e cidadãos,pastor e ovelha, etc. Por mais que se tenha falhas nas relações, elas se pautam pela confiança.
O que Deus disse por intermédio do profeta Jeremias? Ele recomendou que ficássemos desconfiados do nosso próximo? Não!
Essa palavra do Senhor é contra aquele que confia em si mesmo; maldito é o homem que confia em suas próprias forças e aparta-se do Senhor.
Esta verdade torna-se evidente quando Deus diz: "Bendito o homem que confia no Senhor,e cuja esperança é o Senhor"(vs 7).
Este versículo não está desencorajando a confiança mútua, antes alerta o homem quanto ao confiar em si mesmo.
Deus usou Jeremias para alertar o povo, isto porque eles haviam se esquecido de Deus; Deus proveu e deu garantias ao povo de Israel para que houvesse uma relação de confiança entre Deus e o povo.
E o que se verifica? Que o povo quebrou a relação estabelecida por Deus; que o povo passou a confiar em suas próprias forças e acordos com outros povos, deixando o Senhor de lado.
Então Deus afirma: "enganoso é o coração,mais do que todas as cousas,e desesperadamente corrupto,quem o conhecerá?" (vs 9).
Deus demonstra que Ele conhece o coração do homem, e por isso assevera: "Maldito o homem que confia em seu próprio coração,em seus próprios planos, pois está seguindo um coração enganoso e corrupto".
Devemos ter cuidado ao fazer citações bíblicas fora de seu contexto,não afirmar com certeza o que a bíblia não diz com clareza!
 Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,deixe um comentário,se não gostou deixe sua opinião,um abraço!