quinta-feira, 15 de julho de 2010

QUEM PECOU PRIMEIRO?



Normalmente se ouve dos púlpitos que os primeiros habitantes do jardim do Éden,Adão e Eva foram os primeiros a pecar,se considerarmos os primeiros a pecar entre os humanos,sim,a afirmação é correta,mas como genere geral,então precisamos ir um pouco além.
Lemos em Isaías 14:13-14,referindo-se á Lúcifer,algo esclarecedor:"tu dizias no teu coração:eu subirei ao céu;acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei,nas extremidades do norte;subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo."
E em Ezequiel 28:17:"Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura,corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor;lancei-te por terra..." No primeiro texto a atitude de um ser angelical,no segundo a sentença de Deus.
Assim,Adão e Eva foram induzidos a pecar,pelo que pecou primeiro.
Qual teria sido o pecado de Lúcifer?
No versículo 11 de Isaías 14,está escrito:"Derribada está na cova a tua soberba..."sim,foi exatamente este o pecado de Lúcifer,a soberba,o orgulho.
O espírito do orgulho,continua fazendo muitas vítimas ainda em nossos dias;a pequena palavra"eu"continua a provocar muitos estragos.O que muitos não percebem é que o orgulho é gerador de outros muitos males como a rebelião,a presunção,a arrogancia e o pior de todos:a criação de um mundo próprio e egoístico em torno de si mesmo,gerando uma aparente independência e um verdadeiro distanciamento do seu próximo e de Deus,que não criou o homem sectário,mas segregário,ou seja,na coletividade.
Nesta vida que á propósito passa velozmente,não importa quem és ou o que tens,seja de bens ou poder;um dia compareceremos todos,indistintamente,face a face com o criador e sustentador do universo,o Senhor Deus dos céus e da terra,teremos que responder:quem é ELE na nossa perspectiva?o que será neste dia para o orgulhoso que recusou a universalidade de Deus,preferindo o seu próprio "eu"?
É possível observar algumas características do orgulhoso:

1)O orgulho jamais entra em acordo com a integridade.
Como o orgulho infringe diretamente o caráter de seu possuidor,este,perde completamente o senso de honestidade e confiança,porque os seus próprios interesses estão bem acima de qualquer outro.

2)O orgulhoso se sente sempre especial.
porque é sempre abastecido por informações que são verdadeiramente enganosas como:"você é único,você é o melhor,você é realmente diferente de todos..."

3)O orgulhoso se concentra sempre sobre "os seus direitos" e não sobre "as suas responsabilidades".
O orgulhoso diz sempre:"é meu direito,por isso posso fazê-lo",porque sempre está voltado para si mesmo,e não para os de fora.Na mente do orgulhoso este é o lema: "tudo pra mim,nada pra você".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,deixe um comentário,se não gostou deixe sua opinião,um abraço!