quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O NATAL DE JESUS OU O JESUS DO NATAL?


Amados,todos os anos tem sido assim,chega dezembro e dá a impressão que tudo ao nosso redor muda,os shoppings dos grandes centros e até mesmo a "lojinha"mais simples dos bairros são decoradas com motivos natalinos,as portas das casas exibem guirlandas e pinheiros de todos os tamanhos,luzes coloridas deixam as casas iluminadas á noite,os cobradores e motoristas dos coletivos usam tocas natalinas,as pessoas parecem ficar mais sensíveis a ponto de querer ajudar o próximo,fazem boas ações,distribuem brinquedos,cartões e até mesmo quantias em dinheiro aos menos favorecidos,em contrapartida vemos uma correria desenfreada á procura de presentes,pessoas lotam os centros comerciais á procura do "sonho de natal"supermercados esgotam os estoques de peru,chester,pernil etc;Esse é o natal consumista,onde muitos inclusive dizem estar fazendo para jesus,mas os lucros são exclusividade de alguns,esse é o Natal de Jesus.

O primeiro natal iniciou sem nenhum glamour ou riquezas,mas em uma estrebaria em meio ao odor de animais,nasceu aquele que seria maravilhoso,conselheiro,pai da eternidade e príncipe da paz(Isaías 9:6)foi colocado em uma mangedoura e envolto em faixas pois não tinha berço,"tip-top" ou mesmo as "modernas" fraldas descartáveis que vemos hoje,esse é o pano de fundo do nascimento do salvador,mas apesar das circunstâncias desfavoráveis,houve grande celebração,chegaram muitos pastores e uma multidão de anjos que louvavam ao Senhor(Lucas 2:7-16),vieram ainda uns magos do oriente para adorar o recém nascido trazendo suas ofertas de ouro incenso e mirra(Mateus 2:1-2,11) Esse é o Jesus do Natal.
Muitas pessoas inclusive cristãos,não celebram o natal por saberem que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro,mas amados, o fato nem é o dia do seu nascimento,mas sim que ELE nasceu,fazendo uma análise exegética percebemos que realmente o Senhor Jesus não nasceu em Dezembro,mas o mais importante é que Jesus nasceu e hoje Ele não esta mais em uma mangedoura mas sentado em um trono cheio de glória!deixemos de ser hipócritas ao dizer que o natal é uma festa pagã,pois o termo pagão vem do latim paganus que significa tribo ou aldeia,ou seja,quando afirmamos que o natal é uma festa pagã,é como dizer que o natal não veio de israel ou da cultura judaica e sim de outra"tribo"sendo portanto pagão,sendo assim o cristão gaúcho que tem o hábito de beber chimarrão,está cultivando algo pagão pois o chimarrão não faz parte da cultura judaica e sim da cultura gaúcha tchê!( me empolguei hehe),enfim tudo é gerado no paganismo, pois esta terra está mergulhada na maldade e distante de Deus.

Precisamos urgentemente aprender a nos re-inserir na sociedade com suas culturas e tradições, não como críticos e acusadores, mas aproveitando melhor os momentos e as oportunidades para ser Luz diante dos povos a quem fomos enviados a testemunhar o Evangelho do Reino.

Justiça, paz e alegria no Espírito são virtudes do Reino que devem ser plantadas no interior das pessoas, podendo ser ministradas e acolhidas em qualquer tipo de sociedade, não obrigando-as necessariamente a mudanças radicais de suas tradições e culturas.

Natal é cultura do Brasil! Não era há tempos atrás, mas agora é. Quem ajudou muito a disseminar a figura do Natal no Brasil e em muitas nações na terra foram os próprios missionários cristãos, que junto com a pregação do Evangelho, traziam seus gostos, tradições e raízes norte americanas, incluindo a Coca Cola... (bentitos sejam sempre esses missionários por esta dádiva,hehe).

Não vejo nada de mal em alguém celebrar o Natal, mas vejo tudo de mal quando crentes espalham informações que só geram conflitos e golpeiam a mente dos mais fracos na fé, atacando coisas que culturalmente são excelentes oportunidades de se espalhar as sementes do Evangelho, afinal de contas, Natal é Jesus, e simboliza o seu nascimento na vida e nos corações dos seres humanos que tanto o desejam.

Pelo fato da Igreja ter sido tão fraca e pobre em sua adequação e identificação com a sociedade, as pessoas estão buscando Jesus nos shoppings, na comida, na bebida e até em papai Noel. Afinal de contas, os shoppings ficam muito mais cheios do que as igrejas no Natal!

Culpa de quem?? Do engano que se espalhou ou da igreja que não tem sido competente para abraçar uma tradição que lhe foi entregue de bandeja, dando-lhe um caminho certeiro ao coração das pessoas de toda a sociedade, pois, pelo menos uma vez por ano o mundo ocidental inteiro se lembra que Jesus, o Filho de Deus, nasceu aqui nesta dimensão para ser a luz dos homens, trazendo a mensagem da paz e da salvação.

Disse o Mestre: "errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus".

Irmãos e Igreja, aproveite esta data Natalina para deixar que o amor de Cristo renasça dentro de vocês, expulsando todo espírito improdutivo das críticas que vem do conhecimento histórico pregado sem a Graça.

Essa é a letra que mata...

Um comentário:

Espaço Eventos Guaíba disse...

EU ASSINO EMBAIXO!
DEUS ABENÇOE Á VC E SUA FAMÍLIA NESTE NATAL, NO PRÓXIMO ANO E SEMPRE, PARA QUE POSSAS CONTINUAR COM TUAS SÁBIAS PALAVRAS SENDO NOSSO ABENÇOADOR...
ADRIANA PALMEIRO.

Postar um comentário

Se gostou,deixe um comentário,se não gostou deixe sua opinião,um abraço!