quarta-feira, 6 de outubro de 2010

VIVER EM MEIO Á UMA CRISE DE IDENTIDADE


“Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um” (Salmos 53:3)

Este texto bíblico poderia ser aplicado a qualquer agrupamento social, onde, ensina a sociologia, o nível de caráter ou desvio de conduta comportamental é mais ou menos constante. A mesma ciência, em suas lições elementares, nos diz que nascemos seres biológicos e nos tornamos, ao longo do crescimento, seres sociais. Assim, a sociabilidade é requisito de inclusão, ou mesmo conveniência para a aceitação pessoal. Nesse aspecto, o ensino migra para a psicologia: temos todos necessidade de sermos aceitos.

Quando, entretanto, surgem as oportunidades de desvio, testado será o estágio de amadurecimento moral do indivíduo. E, infelizmente, no mundo que nos cerca, o mundo que jaz no maligno, todas as pessoas têm a tendência de não fazer o bem que querem, mas o mal que não querem, desviando-se dos caminhos de Deus.

Talvez você possa perguntar: Como então posso fazer para não me contaminar? A resposta é simples, mas não é fácil. Simples porque temos o alerta bíblico de que, após o pecado, não há bem algum em nossa natureza carnal, mas que, em Cristo, somos mais do que vencedores, temos as dívidas canceladas pelo sangue do Cordeiro Santo, e podemos tudo naquele que nos fortalece.

Porém sem facilidades porque esta luta, esta postura, esta decisão de não continuar a viver de modo contaminado deve ser renovada todos os dias. Não há tréguas nesta guerra: enquanto vivermos lutaremos contra a injustiça e o pecado.

O melhor de tudo é que isso jamais o deixará frustrado ou infeliz, ao contrário, você assumirá a condição de luz do mundo e sal da terra, levando calor e gosto para a vida de muitas pessoas, que, às vezes, mergulhados na crise moral dos nossos tempos não têm força para, por si só, desviarem-se de seus próprios caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,deixe um comentário,se não gostou deixe sua opinião,um abraço!