domingo, 29 de novembro de 2009

NATAL,BENÇÃO OU MALDIÇÃO?




Fala sério, é bom ganhar um presentinho no Natal, tomar uma coca cola comendo um panetone ou tender com arroz cheio de frutas cristalizadas e uvas passas e ainda um belo fricassê de frango feito pela sogra ou pela vó.

Ir a Gramado ver o Natal Luz, a apresentação dos corais e a decoração da cidade é magnífico, os gaúchos sabem disso!

Ver como os colegas de trabalho, que não são cristãos, ficam mais dóceis, te cumprimentam com um olhar mais verdadeiro, bem mais suscetíveis à mensagem acerca da vida de Jesus.

Até alguns motoristas e cobradores de ônibus colocam chapéus de papai noel e te recebem com uma bala e um sorriso no rosto, dizendo com alegria: "Feliz Natal!".

Enquanto isso, a Igreja, detentora dos mistérios e oráculos mais profundos de Deus, tem buscado conhecimentos acerca do princípio das coisas e suas raízes na cultura pagã,(PV 26:27).

Meu Deus, nos tornamos fundamentalistas! Afinal de contas, o que foi que não nasceu no meio do paganismo???

A começar por mim e por você, conforme Davi disse: "fui gerado em pecado";
Abraão pai da nossa fé, era de uma terra pagã;
Moisés, criado e educado no meio dos pagãos;
até Melquisedeque, símbolo profético do nosso Cristo, veio de uma terra pagã.

Enfim, tudo é gerado no paganismo, pois esta terra está mergulhada na maldade e distante de Deus.
Precisamos urgentemente aprender a nos re-inserir na sociedade com suas culturas e tradições, não como críticos e acusadores, mas aproveitando melhor os momentos e as oportunidades para ser Luz diante dos povos a quem fomos enviados a testemunhar o Evangelho do Reino.

Justiça, paz e alegria no Espírito são virtudes do Reino que devem ser plantadas no interior das pessoas, podendo ser ministradas e acolhidas em qualquer tipo de sociedade, não obrigando-as necessariamente a mudanças radicais de suas tradições e culturas.

Natal é cultura do Brasil! Não era há tempos atrás, mas agora é. Quem ajudou muito a disseminar a figura do Natal no Brasil e em muitas nações na terra foram os próprios missionários cristãos, que junto com a pregação do Evangelho, traziam seus gostos, tradições e raízes norte americanas, incluindo a Coca Cola... (benditos sejam sempre os amados missionários por essa dádiva).
Não vejo nada de mal em alguém celebrar o Natal, mas vejo tudo de mal quando crentes espalham informações que só geram conflitos e golpeiam a mente dos mais fracos na fé, atacando coisas que culturalmente são excelentes oportunidades de se espalhar as sementes do Evangelho, afinal de contas, Natal é Jesus, e simboliza o seu nascimento na vida e nos corações dos seres humanos que tanto o desejam.

Pelo fato da Igreja ter sido tão fraca e pobre em sua adequação e identificação com a sociedade, as pessoas estão buscando Jesus nos shoppings, na comida, na bebida e até em papai Noel. Afinal de contas, os shoppings ficam muito mais cheios do que as igrejas no Natal!

Culpa de quem?? Do engano que se espalhou ou da igreja que não tem sido competente para abraçar uma tradição que lhe foi entregue de bandeja, dando-lhe um caminho certeiro ao coração das pessoas de toda a sociedade, pois, pelo menos uma vez por ano o mundo ocidental inteiro se lembra que Jesus, o Filho de Deus, nasceu aqui nesta dimensão para ser a luz dos homens, trazendo a mensagem da paz e da salvação.

Disse o Mestre: "errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus".

Igreja, aproveite esta data Natalina para deixar que o amor de Cristo renasça dentro de vocês, expulsando todo espírito contraproducente das críticas advindas do conhecimento histórico pregado sem a Graça.

Essa é a letra que mata...

8 comentários:

Unknown disse...

Me perdoa mas se este testo é de autoria do Pr Everton q conheço, sou obrigado a lhe dizer Pr q lhe falta conhecimento da palavra verdadeira de Deus. Ass. Roberto Ferreira Souza (betinho) membro da Sara Nossa Terra Guaiba.

Anônimo disse...

HÁ UM GRANDE CONFLITO ENTRE O NATAL SER DE DEUS OU DO DIABO MAS ACREDITO Q REALMENTE A ESSENCIA DO NATAL É JESUS.

PR.ÉVERTON CANTO disse...

PODE-SE OBSERVAR QUE AS FESTAS NATALINAS TÊM UMA ORIGEM CONTROVERSA,UMA MISTURA DE DIVERSAS TRADIÇÕES E SÍMBOLOS INCORPORADOS AO LONGO DA HISTÓRIA,APESAR DISSO,AS COMEMORAÇÕES DO NATAL ACABARAM SENDO MOLDADAS NUMA CELEBRAÇÃO QUE SE TORNOU A ÚNICA EM TODO O MUNDO CAPAZ DE DETER AS BATALHAS,NUMA TRÉGUA PARA RECONHECER O PRÍNCIPE DA PAZ,POR SI SÓ ESSE FATO OFUSCA QUAISQUER DISCUSSÕES SOBRE A VALIDADE DE SE COMEMORAR OU NÃO O NATAL FOCADO EM JESUS,MESMO PORQUE,NESTAS ALTURAS,TODA DISCORDÂNCIA É VÃ DIANTE DA CONTRIBUIÇÃO QUE CADA CULTURA PROPORCIONOU ÁS FESTIVIDADES COM SUAS LENDAS PARTICULARES,TORNANDO ESSA FESTA UM PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE,COMO TAL,NÃO É JUSTO A TENTATIVA DE INVALIDAR A SUA LEGITIMIDADE ENFATIZANDO FATOS HISTÓRICOS QUE LHE SÃO OPORTUNOS,AINDA MAIS QUE ESSA OPORTUNIDADE FOI DETERMINANTE PARA O MUNDO RECONHECER O SENHORIO DE JESUS,EMBORA POSSA ATÉ NÃO ACEITÁ-LO.
EM ROMANOS 14:22 DIZ:"A FÉ QUE TENS TEM-NA PARA TI MESMO PERANTE DEUS.BEM AVENTURADO AQUELE QUE NÃO SE CONDENA NAQUILO QUE APROVA".
PORTANTO QUERIDO IRMÃO ROBERTO É APENAS UMA QUESTÃO DE FLEXIBILIDADE CULTURAL E NÃO DE FÉ OU DE FALTA DE CONHECIMENTO DA VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS COMO O SR CITOU, A MINHA INTENÇÃO NÃO É FAZER TROPEÇAR AQUELES PELOS QUAIS O SENHOR JESUS SE ENTREGOU E SIM TIRAR O FARDO PESADO QUE O INIMIGO TEM COLOCADO NA VIDA DE ALGUNS.
CHEGA DE CITAR AS DIFERENÇAS ENQUANTO AS ALMAS SE PERDEM,POIS MAIOR É QUEM NOS UNE DO QUE NOS SEPARA!
QUE A PAZ SEJA CONTIGO.

Pr. Beto disse...

Querido Pr. Everton não quiz de maneira nenhuma ofende-lo,mas fico indiguinado com tradições q a biblia condena, gostaria q o sr fundamentasse biblicamente sua opinião, pois eu posso lhe dar varios versiculos q derrubão esta tradição. porque os crentes passam o ano todo cantando ¨meu alvo é Cristo chega em dezembro eles trocam o alvo por noel presentes enfeites e correrias nos shoping por isso não se tem a data certa do nascimento do Sr Jesus.
esta festa é do mundo e nos somos a contra mão do mundo.Rm.12.2
Então prefiro como tantos outros cristãos não seguir esta tradição ja q nasci de novo, sou nova criatira e como tal não sou pagão.
Abraço q Deus te abençoe Roberto(betinho)

Anônimo disse...

Pr. Everton, muito interessante este texto, confesso que não conseguia dissernir muito este tema, mas este ponto de vista veio a clarear alguns aspectos. Acredito que nós como cristãos não devemos jamais cultuar qualquer tipo de idolatria(a não ser a Coca-Cola...heheh é bom demais né) também não vamos nos desviar do nosso foco que é Jesus, se estivermos firmes na Palavra, porém concordo com todo este ambiente que o Natal propcia, as pessoas ficam mais carinhosas, mais receptivas, o que gera até a oportunidade de pregarmos o evangelho, mostrando que por trás de toda a "futilidade" existe um propósito para o Natal. Se isto tudo foi criado pelo Diabo para delubriar as pessoas, é bênção meu irmão.....vamos saquea-lo e usar suas armas contra ele mesmo. Temos que ter na consciência bem claro,a quem eu sirvo, qual minha fonte de conhecimento. Precisamos nos preocupara em ganhar almas neste mundo, assim do jeitinho que ele é, porque se formos esperar ele ficar perfeito, nosso trabalho não será mais necessário, precisamos entender que existe um Deus, mas que existe um Mundo pagão e que vivemos nele e não há nada que vai mudar isso(só a vinda de Jesus...) Precisamos entender que só exite uma verdade, mas que vivemos muitas "mentiras". Enfim é isso!! Rafael Alencar

Anônimo disse...

Querido Pastor, infelizmente nós como cristãos gastamos o nosso tempo procurando sempre, acusações, erros, pecados, muitas coisas mal entendidas, e nos tornamos as vezes pessoas até mesmo interpretada por não cristãos como bitolados e outras coisas mais....Eu creio num Deus todo poderoso, que é maravilhoso, me ajuda, me sustenta, é o meu refúgio, minha fortaleza, e jamais me abandonará.. E na época de Natal eu celebro sim!!!! o Rei dos Reis!!! Senhor dos Senhores !!! Meu alvo não é celebrar Papai Noel não, mas celebrar sim o meu Pai Maior :Jesus, Deus Parabéns, obrigado por Nascer, viver, morrer por mim !!!! Falamos então de Jesus, do seu amor e desejando um Natal abençoado para todos, preguemos falamos de Deus aproveitemos para evangelizar, ganhar almas e não deixamos nos deter sobre o que é ou o que não é... Deus te abençoe Pastor!! Leandro SNT Guaíba

CLECIANE disse...

PAZ PASTOR EVERTON
REALMENTE JESUS É O CENTRO DO NOSSO VIVER, SO JESUS MERECE TODA HONRA, GLORIA... TEMOS QUE APROVEITAR AS OPORTUNIDADES PARA MOSTRAR O VERDADEIRO JESUS CRISTO, E NADA MELHOR QUE O NATAL PARA MOSTRA-LO EM NOSSAS ATITUDES, E TBM TODOS TEM QUE SE RENDER E DECLARAR QUE JESUS EXISTIU, EXISTE, E SO ELE EM NOSSAS VIDAS É ONDE TEMOS A DIFERENÇA DE UM NOVO AMANHECER! VAMOS CELEBRAR O NATAL, VAMOS CELEBRAR A VIDA DE JESUS, VAMOS CELEBRAR A FELICIDADE REAL DESTE MUNDO! JESUS NOS DEU ESSA ALEGRIA, JESUS É TUDO EM TODAS AS HORAS! CONTINUE COM ESTE BLOG, CONTINUE COM JESUS, CONTINUE A VIVER UMA VIDA DE LIBERDADE EM JESUS! UM ABRAÇÃO PARA VC E SUA FAMILIA!!!!
SNT-GUAIBA CLECIANE MATOS BARBOSA
CONTE COMIGO!

Unknown disse...

pois é pastor, fico muito triste porque muitas igreja querem levar o paganismo para dentro delas, então te digo se o senhor concorda coloca um presépio e uma arvore bem enfeitada na igreja, e continua adorando o sol invictus e tirando a Glória de Jesus, e continue tomando a coca cola que é algo viciante que leva até ser idolatrada.

Postar um comentário

Se gostou,deixe um comentário,se não gostou deixe sua opinião,um abraço!