terça-feira, 8 de setembro de 2009

O MEDO DE NOVOS DESAFIOS





O medo é um sentimento inerente do ser humano que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.
Pavor é a ênfase do medo.
Ele pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode ainda provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.
O medo é um instinto natural do ser humano que permite a ele conjecturar sobre suas possibilidades e sua capacidade de enfrentar situações.
Muitas pessoas têm medo até de ter medo.
Os desafios do cristianismo tem levado pessoas aparentemente capacitadas a terem receio de assumirem responsabilidades dentro de nossas igrejas por falta de qualificação espiritual para o desempenho das atividades que envolvem a fé cristã.
Ao contrário do trabalho secular onde as preocupações são com os lucros, é inequívoco afirmar que qualquer trabalho relacionado com a vida espiritual vai demandar uma vida de intimidade e de compromisso com os princípios estabelecidos nas Escrituras e nem todos estão aptos a arcarem com os desafios contidos na pregação do Evangelho.
Servir a Deus exige abrir mão de muita coisa, requer submissão e investimento numa vida dirigida pela ação do Espírito Santo e poucos estão preparados para exercitar a renuncia aos prazeres efêmeros deste mundo.
O medo não existe por si só, ele é conseqüência da insegurança do ser humano em lidar com o desconhecido, de conviver com situações que de alguma forma possam desafiá-lo nos seus conhecimentos.
A desculpa de não estar preparado é a mais usada, justificar a recusa de atividades ou de desafios que fujam da rotina de uma pessoa. O que eu tenho medo me acontece, afirmam muitos.
O medo é o cartão de visita do diabo e como ele tem usado deste artifício para inibir as pessoas quanto a aceitarem novos desafios.
A maior doença do século não é o câncer, mas o medo. As pessoas hoje vivem em função do medo, se fecham, mudam os hábitos de rotina.
O medo mexe com as emoções, cria expectativas, constrói obstáculos e impõe um sentimento de insegurança que muitas vezes derruba projetos que, se executados, resultariam em benefícios pessoais e para a coletividade.
Podemos afirmar que antes de o diabo trazer um mal, ele traz o medo, pois o medo abre as portas para todo mal que o diabo tem contra o ser humano.
Tudo que temos medo pode nos acontecer.
Se você tem medo de perder o que tem, com certeza vai perder; de ficar doente, com certeza vai ficar; de ficar desempregado, com certeza ficará.
O medo é uma maneira de “profetizar” o mal.
Observe o que aconteceu com Jó. Tudo que ele teve medo aconteceu(Jó 3:25) Ele teve medo de:
1. Perder seus filhos, e perdeu - Jó 1:18 e 19.
2. Perder sua saúde, e perdeu - Jó 2:7 e 8.
3. Perder o respeito da sua mulher, e perdeu - Jó 2:8 a 10.
4. Perder seus bens materiais, e perdeu - Jó 1:14 a 17.
Observe que tudo de mal que aconteceu com Jó, ele tinha medo de lhe acontecer, pois ele mesmo disse - “e o que mais me dava medo me atingiu”(NTLH).
As perdas de Jó não foram uma fatalidade, mas conseqüências de suas atitudes.
Como devemos lidar com os nossos temores? Crendo nas promessas de Deus.
A Bíblia diz em Isaías 41:10 - “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com minha destra fiel.”
Precisamos crer que o perfeito amor lança fora todo o medo.
A Bíblia disse: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo...” - I João 2:18.
A angústia que paralisa muitas pessoas hoje vem do medo indevido de coisas fora do nosso controle.
Preocupações sobre o amanhã deixam pessoas paralisadas hoje.
Jesus disse: "Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal" - Mateus 6:34.
Nenhum homem domina o seu próprio futuro, então devemos confiar em Deus, "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" - Filipenses 4:6.
O segredo é entregar a Deus as nossas preocupações sobre coisas fora do nosso controle.
Davi aprendeu esta confiança no Senhor: "Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei" - Salmo 56:4.
Foi com este sentimento que ele desafiou o gigante Golias vencendo-o quando todo o povo de Israel temia pelo pior uma vez que Davi era apenas um simples pastor de ovelhas sem qualquer experiência em combates.
Davi recomenda: “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá” - Salmos 55:22, portanto resta-nos descansarmos no Senhor na certeza de que mesmo diante de todos os desafios ele proverá os recursos para alcançarmos a vitória.
PORTANTO NÃO TEMAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,deixe um comentário,se não gostou deixe sua opinião,um abraço!