quarta-feira, 19 de agosto de 2009


Hebreus 1 ESCOLHAS QUE

Estes versículos resumem a vida de Moisés e revelam as decisões tomadas por ele que são fundamentais prá qualquer ser humano:

1. Tenho que definir minha IDENTIDADE
“Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó...”(Hb 11.24)
A nossa identidade está em Cristo.
Somos verdadeiros cristãos (pequenos cristos)?
Ilustração: Alexandre, o grande e o soldado desalinhado: “Mude de nome ou mude de vida”

2. Tenho que determinar minhas PRIORIDADES
“Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.” (Hb 11.26)

O sistema de valores do mundo:
- Poder e prestígio (v.24)
- Prazer (v.25)
- Possessões (v.26)
Os valores de Moisés:
- O Propósito de Deus tem mais valor do que popularidade (v.24)
- O Povo de Deus tem maior valor do que prazeres (v.25)
- A Paz de Deus tem mais valor do que possessões (v.26)
Como afirmou o apóstolo Paulo “considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas” (Fp 3.8)

3. Tenho que aceitar minha RESPONSABILIDADE
“Preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo” (Hb 11.25)
Hoje é comum a transferência de responsabilidades: desde pais que fogem de educar os seus filhos até políticos que se escusam da tarefa concedida pelo povo.
Ilustração: Michael Jordan e o Chicago Bulls
A Rainha Ester: Oportunidade que levou a responsabilidade de salvar o seu povo do genocídio.

4. Tenho que escolher minha AUTORIDADE
“Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou porque via aquele que é invisível” (Hb 11.27)

Moisés decidiu que a autoridade suprema sobre a sua vida não seria a do Faraó, mas sim a do Senhor Deus, Todo-Poderoso. A que você serve?

Como afirmou Josué “Escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor.” (Js 24.15)

Conclusão: A águia criada como galinha se acostumou a viver em um canto reduzido de terra, comer um só tipo de comida e nunca voar até que alguém descobriu a sua identidade e a jogou do penhasco forçando-a voar e voar alto alcançando alturas elevadas.
Como Moisés, precisamos descobrir a nossa identidade espiritual e voar as alturas celestiais planejadas por Deus, deixar a dimensão material, efêmera e ilusória desse mundo e adentrar a esfera do sobrenatural, do maravilhoso, do eterno e principalmente da majestosa Presença do Deus Vivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,deixe um comentário,se não gostou deixe sua opinião,um abraço!