sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FARISAÍSMO CONTEMPORÂNEO



“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.”   (Mt 23:27-28)



Amados, incrível como o ser humano, a imagem e semelhança de DEUS fica desnorteado quando a sua reputação é colocada em dúvida ou mesmo questionada.


Outro dia como de costume, coloquei uma frase no meu status em uma rede social, embora fosse uma frase que serve de reflexão para mim mesmo, logo surgiram aqueles que parece que andam trajados de "alvo", pois começaram vociferar palavras de ordem e revide como que ofendidos, decidi nem me defender pois eu sei quem sou em cristo, e a Bíblia diz: 
"Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda. Pv 26:20"

Enfim, consegui segurar o gatilho da metralhadora giratória que é a língua humana, atirando para todo lado.
Eu queria falar de amor, mas não suportei de ver a hiprocrisia proliferar. Se todos nós amarmos estaremos livres do texto abaixo.

Historicamente a igreja tomou sobre si o mesmo espírito que matou Jesus: o farisaísmo.
Mais provavelmente a partir do VI século d.c é que culminou seu apogeu na chamada idade das trevas ou medieval, onde um cristianismo andrógino se perpetuou no farisaísmo típico dos perseguidores de Cristo, mas hoje também ele nos ronda, e como!
 

É "impressionante" a tendência que uma parte dos cristãos tem como desejo explícito: a hipocrisia.
Fomos sempre cercados por ela e hoje não é diferente, ela anda solta como uma erva daninha no corpo de Cristo.

O que é o espírito farisaico? Como ele opera hoje no contexto da igreja? Podemos notá-lo na própria definição de santidade que grande maioria dos cristãos tem.
 A santidade que uma grande maioria acredita tem como base teológica seu ataque somente os pecados ligados ao sexo: adultério, fornicação, homossexualismo etc.
Estes pecados são atacados com muito mais severidade que os pecados ocultos que
todos escondem ou mesmo não os vê como pecados como, por exemplo:

1) A Mentira, pecadinho bobo, que Deus perdoa rápido e a igreja também. Quantos julgadores hipócritas, que se dizem cristãos, mentem todos os dias em seus relacionamentos e mandam para o inferno os que caem no pecado de adultério.

2) A facção (divisão): quantos não dividem igrejas pensando somente nos seus ventres malignos e no desejo de poder que terão sobre outros. Machucam pastores e sua família, tem um discurso de Reforma, mas não passam de rebeldes e quase que feiticeiros (I Samuel 15:23)  diz  que a rebeldia é como o pecado de feitiçaria). Machucar o Corpo de Cristo é às vezes até elogiado, é bonitinho um jovenzinho abrir uma igreja com membros dos outros, igreja que ele não gerou, apenas usurpou, roubou literalmente.
Isto não é atacado como, por exemplo: o cara que adulterou, e mesmo arrependido este coitado está banido da ceia, da comunhão e se deixar até mesmo do céu.

3) A intolerância: as igrejas na maioria são intolerantes com as pessoas socialmente problemáticas como: prostitutas, homossexuais, drogados,ex-presidiários,endividados e outros.
Onde está o amor pregado, o amor que trará multidões para casa de Deus? Será que Jesus faria o mesmo que nós? 


Lembra em João oito da mulher adúltera? Como ele foi amoroso com ela? Onde estão teus acusadores? Ninguém te condenou? NEM EU! Vá e não peques mais. 


Lembra da mulher samaritana? (Jo 4) como Jesus quebrou todos os paradigmas
para conversar sozinho com aquela mulher no poço?! 
Quero lhe lembrar – você de língua maldita! Hipócrita! Que era uma vergonha para um homem conversar sozinho com uma mulher, sem o marido dela. 
Jesus não só conversou, mas a amou de todo coração abrindo um diálogo de perguntas para que ela trouxesse seu coração para a profundidade, para a busca de resposta. 
Ele quebra o paradigma também de um Judeu natural conversar com um samaritano.


Jesus combate por todo evangelho os fariseus, os chama de raça maligna, sepulcros caiados, raça de víboras. A víbora fica na espreita, no bote para pegar sua presa, assim também são estes hoje. 


Onde está à sabedoria? O amor? Será que o mundo vai conhecer que Deus enviou a Jesus com a nossa hipocrisia ou com o nosso amor? Com o nosso julgamento ou com a nossa tolerância? Com o nosso espírito de servo ou com a espírito de ostentação que enriquecem líderes e impedem de centenas de igrejas serem abertas.


Fariseus cristãos: há esperança! Arrependam-se! Vocês tem o
Sangue maravilhoso para os perdoar, fecha tua boca, abandone o julgamento!

Cuidado amigos com os "púlpitos"  que falam de outros irmãos, que defendem sua doutrina como um advogado no tribunal, que espumejam suas bocas para falar de outros. 
O verdadeiro homem de Deus não julga ninguém, está preocupado se sua mensagem toca no coração das pessoas e não nas divisões da razão humana. 
Que Deus nos guarde de julgar alguém, e que o Espírito Santo nos ajude nos momentos que passamos por fariseus.


Vem Senhor Jesus!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,deixe um comentário,se não gostou deixe sua opinião,um abraço!