quinta-feira, 19 de maio de 2011

EU SOU COMISSIONADO?




Desde o início deste ano, vem irrompendo em meu interior um “surto” de idéias novas. Idéias estas que vêm carregadas de uma explosão de sentimentos que esbarram em circunstâncias que não têm sido muito fáceis de administrar.
Imagino quando Jesus, com a consciência de seu chamado e a gama de projetos de Deus em sua vida teve, como homem que foi, a capacidade de administrar toda essa demanda.
Quem dera eu pudesse me comparar a Ele, mas creio, com veemência, apesar dessa minha incapacidade, que seu chamado continua através de nós, assim como está escrito em João 14.12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai”.
No caso de Jesus, para que tudo isso acontecesse era necessário criar uma comissão, para assim atingirem locais distantes e alcançarem o maior número de pessoas possíveis. O que eu entendo que hoje precisamos fazer o mesmo . Paulo entendeu bem isso e foi um homem cheio de idéias, vontade de viver, amando ao Senhor como talvez poucos de nós. Que caminhou independente de suas frustrações, fracassos, vitórias, cansaços, espinhos na carne, tristezas, doenças, decepções e muito mais, talvez me referisse ao início deste texto… “ uma explosão de sentimentos”. Mas assim como Jesus, Paulo sabia que precisava de uma comissão para que a vontade do Pai Celestial fosse concretizada. Pelo menos o que lhe cabia.
E nós… sabemos e caminhamos para isso?
Percebo e constato que começa neste ponto nossa paralisia espiritual, moral, ética e social: nos desprendermos de nosso EGO e fazermos essa comissão. 
O chamado de Jesus é para todos que desejam caminhar independente de… vamos repetir… frustrações, fracassos, vitórias, cansaços, espinhos na carne, tristezas, doenças, decepções e muuuuuuuuuuuuuito mais. Ah, sim… muito mais.
Mas o grande ganho de tudo isso é que nos ensina a sermos pessoas melhores, mais conscientes, maduras, seguras de seu chamado e livres para servir. Comissão não é par, casal, panelas e sim atente para isso, muitas vezes nos juntarmos a pessoas que têm o mesmo amor pela chamado que nos foi confiado, mas parecem , e muitas vezes são, tão diferente de nós.
Tenho um livro chamado doze homens e uma missão,fala dos apóstolos comissionados por Jesus e de suas inúmeras diferenças,porém havia um único alvo,uma única obstinação que era pregar o evangelho do reino e cumprir a grande comissão.
Esse é o nosso maior desafio hoje em dia,cumprir a grande comissão.
E você? está disposto? 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

EXISTEM DIAS QUE SÃO DE TRISTEZA




Hoje o dia está esquisito,amanheci triste. É estranho isso acontecer, eu prezo sempre pelo bom humor e pela graça na vida. Hoje me dei o direito de ficar triste. Palavras e atitudes machucam, então hoje é dia de ficar mais calado, mais só. Tomar cafezinho sozinho, almoçar com música do santa geração. Conhecer a mim mesmo neste instante. 


Não sou um fã do silêncio de qualquer forma, gosto do silêncio meditativo, onde eu me encontro e reencontro a razão do existir que é Jesus Cristo. Nestes momentos é muito comum não conseguirmos fazer longas orações, mas conseguimos despejar nossas emoções com pensamentos, frases curtas, porém objetivas. Cristo nos olha e nos compreende. Eu confesso que neste dia não consegui inspiração pra escrever nenhum conselho ou estudo, não consegui colocar uma música e sair cantando como costumo fazer, estou aproveitando o silêncio.
Não estou com pena de mim mesmo, nem me sentindo o pior dos seres viventes, apenas estou triste. Não vou viver uma eterna tristeza, nem um dia totalmente triste talvez. Ela tem que passar, não pode ficar crônica nem atrapalhar minha vida diária.
Estou em meio a mudança de casa,de cidade, estou desmontando alguns móveis,encaixotando os meus mais de mil livros,e em meio a tudo isso abri um livro com o título  transformando lágrimas em vinho,que fala sobre Davi.
O salmista Davi viveu dias de tristeza e disse: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Fiz juramento, e o confirmei, de guardar as tuas justas ordenanças. Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra. Aceita Senhor, eu te rogo as oferendas voluntárias da minha boca, e ensina-me as tuas ordenanças.”(Salmos119;10)
Lâmpada para os meus pés, isso sim é motivo para me derramar diante de Deus com minhas tristezas e dores pessoais. A aflição tenta nos tomar nestes momentos, mas eu sei em quem tenho crido, também sei que Ele (Cristo) é poderoso para fazer muito mais do que preciso. Lanço-me aos pés de Cristo, sabendo que as aflições desta vida não podem me separar da sua comunhão, me render aos seus pés é tudo que posso fazer hoje. Sem palavras, mas com um coração quebrantado e cheio de desejo por Ele. Minha alma hoje canta, “abraça-me, abraça-me com seus braços de amor”.
Posso ter um dia triste, mas não posso ficar com a alma aflita e sem resposta, pois o meu socorro eu sei de onde vem. Ele vem do Senhor que fez os céus e a terra. Posso confiar todas as coisas em suas mãos e descansar, descansar em seus braços e voltar a estar feliz alegre, pois a felicidade eu não perdi, perdi momentos de sorriso, pois a minha alegria não vem dos momentos em que estou vivendo ela independe disso, pois a minha alegria vem de Deus em Cristo Jesus.
 “Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.”(V.114) esta expressão de Davi é a minha expressão hoje. Somente o Senhor Jesus é o nosso refugio, não importa o que esteja vivendo hoje, família, emprego, seja o que for. O Senhor é o nosso socorro presente na tribulação. Não perca tempo, coloque sua tristeza em Cristo, espera Nele, não falhará, nem nos deixará envergonhados. “Ampara-me conforme a tua palavra, para que eu viva; e não permitas que eu seja envergonhado na minha esperança.” (v.116).
 Serei sustentado pelos braços de Cristo, não será este o meu e o seu único dia triste, passaremos por outros, somos humanos, vivemos em meio a lutas e complicações, mas não perca de vista o seu refugio, sua segurança. Aproveite este momento de silêncio interior e derrame-se em Cristo, deixe seu coração e sua mente diante Dele, permita-se ser cuidado por quem nos salvou com sangue. Este foi o preço que Jesus pagou por nós, por isto eu posso viver alegre e ter dias tristes.
 “Tribulação e angústia se apoderaram de mim; mas os teus mandamentos são o meu prazer. Clamo de todo o meu coração; atende-me, Senhor! Eu guardarei os teus estatutos. A ti clamo; salva-me, Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua justiça.”(Vs.143-149).
Esta é a minha oração do dia.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

NOSSOS SONHOS SÃO NOSSOS ÍDOLOS?




                                 

Durante anos eu sonhava em falar em conferências e escrever livros e até ter um programa de tv voltado para divulgação do evangelho . E eu acho que esses desejos eram paixões ordenadas de Deus. Mas eles não aconteceram . E eu acho que a principal razão é simples: eu os queria pelas razões erradas. Eu não acho que estejamos prontos até que estejamos dispostos a deixar o sonho morrer.E quando  estamos dispostos a deixar o sonho morrer, Deus muitas vezes o ressuscita.
Eu certamente não estou sugerindo que os meus motivos são 100% santificados agora. Ainda não cheguei lá. Mas quando eu olho para trás e olho para a frente, eu percebo que muitos dos nossos sonhos nunca acontecem por uma razão simples. Queremos mais esses sonhos do que queremos Deus. Deus torna-se um meio para um fim. E o nosso sonho, que era para ser uma forma de adoração a Deus, torna-se nosso deus. Isto é especialmente verdade para os pastores. Nós vamos para o ministério para servir a Deus, mas o ministério pode se tornar um deus. Sua Igreja se torna o seu ídolo. É o seu ministério mais importante para você do que Deus?
Deus não é um meio para atingir o seu sonho. Sim, os nossos sonhos ordenados por Deus nunca se tornarão realidade sem a intervenção divina. E Deus quer que ele se torne realidade mais do que nós mesmos. Mas o sonho não é o fim. Deus é o final.
São os sonhos o nosso deus? Ou é Deus o nosso Deus? Deus não será usado. Deus não vai ser manipulado. Deus não vai ser jogado. Se desejarmos o que Deus quer pelas razões erradas, não vai acontecer. Não será até que santifiquemos os nossos motivos que Deus irá abençoá-lo.
Estamos nós dispostos a sacrificar o nosso Isaque?






quinta-feira, 5 de maio de 2011

DEUS NÃO MANIPULA AS PESSOAS


Ao visualizar esta imagem comecei a meditar e pensar em como o ser humano é manipulador,principalmente quando se trata de saciar os seus interesses pessoais,temos sido rodeados por líderes que em busca de um crescimento pessoal manipulam situações e pessoas em seu favor, falo de líderes cristãos bem alinhados com trajes assinados por estilistas famosos,abotoaduras de metal nobre e cravejada de pedras preciosas,sem falar,líderes que usam de neurolingüística  para convencer as pessoas a fazerem tudo conforme a sua vontade,sem falar no vocabulário recheado de palavras que podemos chamar de subliminares,as vezes com uma voz aveludada e entonada de maneira a impressionar a platéia.(1 Pe 5:1-4)

Veja bem,não quero generalizar,pois também existem grandes líderes cristãos que não se corromperam e não se venderam por um prato de lentilhas,pastores que são apascentadores do rebanho e não dominadores,homens de Deus que as vezes sofrem o dano por serem honestos, preferindo a verdade do que meias-verdades a fim de manipular,e uma meia verdade é pior do que uma mentira,pastores que são anônimos,que nunca tiveram a oportunidade de aparecer e talvez nem queiram,pregadores fiéis da palavra, certa vez ouvi de um pastor amigo:"quando você não tiver nada para pregar,pregue a palavra de Deus",esse conselho mexeu comigo.

Mas o poder de manipulação já não é exclusividade de líderes como os que citei  primeiramente,também há um grupo que se aproveita do segundo tipo de líderes que citei, pessoas que por serem dizimistas e ofertantes substanciais na igreja se aproveitam desses líderes,que muitas vezes se tornam reféns destas pessoas,e até dependem deles para sua própria sobrevivência,o que é um erro fatal pois a dependência deve ser em Deus e não nas pessoas,infelizmente o medo de "perder"esses fiéis fazem com que tais líderes  ao contrário de liderarem se tornam liderados e manipulados.

Não sei onde vamos parar,olho para um lado e vejo líderes manipuladores,pra outro lado e vejo líderes manipulados,olho pra trás e vejo os massageadores de ego,que para conseguir o que querem fazer qualquer coisa e pagam qualquer preço, mesmo que para isso destruam muitas vidas.

SENHOR ME AJUDE A OLHAR SOMENTE PRA TI!  ( Hb 12:2)

MÁRANATA !!! VEM SENHOR JESUS